quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Energia das Marés


O que é? É o modo de geração de eletrecidade através da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés.

Como é produzida? As ondas do mar possuem energia cinética devido ao movimento da água e energia potencial devido à sua altura. .O aproveitamento energético das marés é obtido de modo semelhante ao aproveitamento hidroelétrico, formando um reservatório junto ao mar, através da construção de uma barragem com casa de força (turbina + gerador). O aproveitamento é feito nos dois sentidos: na maré alta a água enche o reservatório, passando através da turbina, e produzindo energia elétrica, na maré baixa a água esvazia o reservatório, passando novamente através da turbina, agora em sentido contrário ao do enchimento, e produzindo energia elétrica.

Quais os países que mais produzem? Este tipo de energia gera eletricidade em alguns países, tais como: França, Japão e Inglaterra.

Custo: O custo das estruturas e equipamentos necessários para a construção de uma
estação de geração movida a maré é comparável ao preço de um pequeno barco movido a
diesel.

Vantagens: é uma fonte de energia renovável, que produz eletricidade de forma limpa, não poluente e barata.

Desvantagens: dificuldade em manter um fornecimento regular de energia devido às variações climáticas e o ciclo das marés de 12 horas e meia.

Sua produção no Brasil:  No Brasil, temos cidades com grandes amplitudes de marés, como São Luís - Baía de São Marcos, no Maranhão - com 6,8 metros e em Tutóia com 5,6 metros. Mas nestas regiões, infelizmente, a topografia do litoral não favorece a construção econômica de reservatórios, o que impede seu aproveitamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário