sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Energia Solar

O que é? A Energia solar é qualquer tipo de captação de energia luminosa proveniente do sol,  transformando essa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou mecânica.

Como é produzida? Energia solar é proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água. 

Quais os países que mais produzem?Os países que mais produzem energia solar são: Japão, Estados Unidos e Alemanha.

Custo:Custo alto para pouca eficiência ,o maior desafio para a ciência nessa área, foi, e ainda é, desenvolver equipamentos que convertam, com eficiência e baixo custo, a radiação solar em eletricidade. Talvez esteja aí a razão da tímida geração de eletricidade a partir da energia solar que o país possui.

Vantagens: A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba. Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética, e é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso.Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável e as centrais necessitam de mínima manutenção.

Desvantagens: A energia solar ainda é pouco utilizada no mundo, pois o custo de fabricação e instalação dos painéis solares ainda é muito elevado. Outro problema é a dificuldade de armazenamento da energia solar. Locais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com freqüente cobertura de nuvens (Curitiba, Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.

Sua produção no Brasil: A energia fotovoltaica tem sido utilizada cada vez mais pelo Brasil grande investimentos já foram feitos, até mesmo na produção das placas fotovoltaica no Brasil que eram importadas da Alemanha com presos abusivos. A Petrobras em diversas unidades pelo Brasil. Em algumas plataformas desabitadas, a energia solar substituiu o diesel na alimentação dos dispositivos de medição e monitoramento. No RN, um exemplo está em Mossoró, onde a unidade de bombeamento do primeiro poço produtor do Estado (dentro do Hotel Temas) funciona movida a energia solar.

2 comentários: