sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Energia Térmica


O que é? Energia térmica ET é uma forma de energia que está diretamente associada à temperatura absoluta T de um sistema, e corresponde à soma das energias cinéticas Eci que suas partículas constituintes possuem em virtude de seus movimentos de translação, vibração ou rotação. Assume-se um referencial inercial sob o centro de massa do sistema. A energia térmica de um corpo macroscópico corresponde à soma das energias cinéticas de seus constituintes microscópicos. À transferência de energia térmica de um sistema termodinâmico a outro se dá o nome de calor.

Como é produzida? Na maioria das reações químicas espontâneas exoenergéticas a energia inicialmente armazenada na forma de energia potencial elétrica na distribuição eletrônica dos elétrons na estrutura dos reagentes é convertida em energia térmica armazenada nas partículas dos produtos, o que mantém a energia interna do sistema formado pelos reagentes e/ou produtos constante em obediência à lei da conservação da energia, mas leva a um considerável aumento na temperatura absoluta do sistema como um todo. Este sistema aquecido é então utilizado como a fonte quente (fonte de calor) em uma máquina térmica que tenha por função transformar a energia térmica da fonte quente em trabalho. No processo energia térmica acaba renegada à fonte fria.

Quais os países que mais produzem? Um exemplo do aproveitamento dessa energia é em Freiburg, no sudeste da Alemanha. A chamada “cidade do sol”, lá existe o bairro que foi o primeiro a possuir casas abastecidas com energia solar. As casas são construídas com um isolamento térmico para a energia ser “guardada” dentro. Quando as casas são abastecidas com mais energia do que necessário, os donos vendem o restante de energia para companhias de eletricidade da região.
Na cidade, há casas que giram de acordo com o movimento do sol. A igreja e o estádio de futebol são abastecidos com energia solar.

Custos: "A termoelétrica é barata de se construir, mas cara de se manter"

Vantagens: O pequeno espaço que elas ocupam; custo baixo na construção; podem ser construídas onde mais são necessitadas, assim economizando no transporte da energia; não alaga regiões vizinhas (diferente das hidrelétricas).

Desvantagens: Alto preço do combustível; geram muitos resíduos; poluem muito o ar; utilizam recursos não renováveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário